Paul
Krugman

The Official Paul Krugman Web Page

Formado em Economia pela Yale University e como PH.D. em Economia no Massachusetts Institute of Technology.

Escolhido por THE ECONOMIST como um dos principais economistas internacionais, Paul Krugman conduz seus ouvintes pelas principais questões econômicas mundiais, reconhecido pelas revistas Forbes e American Banker. De maneira simples e direta, ele auxilia forte e eficientemente seus ouvintes mostrando como:

Analisar abstrações econômicas;
Explorar complexas e conflitantes questões econômicas;
Aplicar eventos econômicos mundiais para cada organização.

Em 1991, conquistou o prêmio da Associação Econômica Americana John Bates Clark Medal, premiação bienal concedida ao melhor economista americano antes da idade de quarenta anos "por ter feito uma significativa contribuição para o conhecimento econômico". (Strategy and Business, Fourth Quarter '98).

Krugman é consultor do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Comissão Trilateral, da Comissão Européia, do Departamento de Estado Norte Americano e das Nações Unidas. Também é pesquisador associado ao National Bureau os Economic Research, membro do quadro de consultores do Institute for International Economics e do Overseas Development Council e é membro do Grupo dos Trinta.

Antes da crise asiática vir à tona nos meios de comunicação, Krugman alertava que o "crescimento rápido da economia asiática era uma miragem, construída sobre mais dinheiro e mais pessoas no processo produtivo, ao invés de incrementar a produtividade."(Newsweek, Sep.29 th, 1997).

"Autor de 17 livros e numerosos artigos técnicos, contribuiu no estudo dos colapsos atuais, sistemas de organização própria, e na geografia econômica, popularizando idéias complexas no caminho." (Wired, May 1998).

Seu último livro, The Accidental Theorist: And Other Dispatches From Dismal Science, é uma coletânea de seus melhores ensaios que abrangem tudo desde a crise financeira asiática até a crise inflacionária na América. Seus livros Pop Internationalism (MIT Press) e Peddling Prosperity: Economic Sense and Nonsense in the Age of Diminished Expectations, entre outros, fazem uma reflexão sobre ocorrências estranhas às idéias econômicas no seu caminho para o poder.

Seu best seller, The Age of Diminished Expectations: U.S. Economic Policy in the 1990's, é um dos raros livros da teoria econômica que goza de larga e apreciativa aceitação nos meios acadêmicos, políticos e públicos, além de ser altamente requisitado em jornais e revistas americanos, como New York Times Book Review, The Boston Globe, Los Angeles Times, Newsweek e Fortune Affairs, entre outros.

KRUGMAN: de vilão a herói
Antônio Delfim Netto

Em setembro de 1997, numa magnífica entrevista concedida a Maria Helena Passos, para a revista "Carta Capital" (17 de setembro), ele disse que "é claro que o Brasil é hoje uma economia altamente vulnerável" e completou "eu não diria que é, necessariamente, o mais vulnerável depois dos asiáticos...
Mas não há qualquer dúvida de que é a escolha óbvia para a próxima crise econômica no hemisfério ocidental. Uma questão de tempo"
. Outubro de 1997 mostrou que ele não estava errado.

(Parte do texto publicado no Jornal Folha de São Paulo do dia 28.01.99, de autoria do Deputado Federal, Antônio Delfim Netto)

Retorna