Roberto Blois

Roberto Blois

Brasileiro, Engenheiro em Eletrônica e Telecomunicações, Formado pela Universidade de Brasília em 1974. É fluente na seguintes línguas: Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Roberto Blois é um profissional das telecomunicações, que por 25 anos de carreira demonstrou liderança e visão. Seu trabalho junto à UIT - União Internacioanal das Telecomunicações, CITEL - Comissão Interamericana de Telecomunicações, e outras organizações internacionais lhe valeu o reconhecimento global na área de telecomunicações. O reconhecimento por parte do governo brasileiro ocorreu em 1984, quando o Presidente da República nomeou-o Cavaleiro da Ordem do Mérito das Comunicações, por seus relevantes serviços prestados às telecomunicações brasileiras.

De 1987 a 1990 foi membro do Conselho Administrativo das Companhias Telefônicas locais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Em 1994 foi designado Secretário Executivo da CITEL - Comissão Interamericana de Telecomunicações. A CITEL é a unidade da OEA que trata da área de telecomunicações. Roberto Blois foi Diretor do Departamento de Serviços Privados do Ministério das Comunicações, Diretor do Departamento Nacional de Telecomunicações - Dentel e, desde 1974 esteve em várias posições de diretoria no Ministério da Comunicações.

Como Chefe Executivo da CITEL, é responsável pelo gerenciamento diário da organização e pela construção de uma organização dinâmica, progressiva e fonte de pesquisas capaz de lidar com a variedade de assuntos que se deparam na comunidade internacional de telecomunicações. Gerencia e dirige os encontros do comitê permanente do secretariado técnico da CITEL e fiscaliza a implementação das resoluções e recomendações aprovadas pelo comitê.

Roberto Blois está envolvido com a UIT (com sede em Genebra, na Suíça) desde 1974 e foi o primeiro brasileiro eleito para o cargo de Vice Secretário Geral em 1998, recebendo uma votação expressiva, mesmo concorrendo com representantes da Itália, Inglaterra e Áustria. Sómente um latino-americano participara do alto escalão da UIT, na década de 50.

Tem sido um membro chave das delegações brasileiras nas conferências plenipotenciárias, nas conferências regionais e mundiais de radiocomunicação, nas conferências de desenvolvimento, nos Conselhos Administrativos, nos grupos de especialistas e nos fóruns regionais e mundiais da UIT.

 

Veja também o Release ANATEL.

Retorna