Abinee tec 2017
São Paulo Expo - Mezanino do Pavilhão 5
25 de Julho de 2017
Fórum Conectividade 09h30
Coordenador da Mesa
Silvio Romero de Lemos Meira
Pesquisador e professor Emérito do Centro de Informática da UFPE
Silvio Romero de Lemos Meira

Silvio Meira é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação - University of Kent at Canterbury (1985). É PROFESSOR EMÉRITO do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Associado da Escola de Direito RIO da FGV. No ano letivo 2012-2013, foi Fellow do Berkman Center da Harvard University, onde também foi Faculty Associate até 2015. Seus temas de interesse são ciclo de vida da informação, máquinas sociais, sistemas de informação, software livre, redes sociais, engenharia de software, criatividade, inovação e empreendedorismo.

Rafael Paniagua Merchan
Presidente da ABB
Rafael Paniagua Merchan

Rafael Paniagua Merchan é o presidente da ABB Ltda. Ele ingressou na ABB da Espanha em 1994. De 2005 a 2007 exerceu o cargo de Gerente da Unidade de Negócios de Transformadores e de 2007 a 2013 como Vice-presidente do Grupo. Foi nomeado presidente da ABB no Brasil em maio de 2013. Antes de ingressar na ABB, ele trabalhou na Câmara de Comércio de Sevilha. Rafael é formado em engenharia industrial pela Universidade de Sevilha (Espanha) e MBA em contabilidade e gestão de marketing pela Universidade de Sheffield (Reino Unido).

Luiz Augusto Ferreira
Presidente da ABDI
Luiz Augusto Ferreira

Luiz Augusto de Souza Ferreira, 35, jornalista, é presidente licenciado da Confia Microcrédito, uma das principais organizações de microfinanças do país. É palestrante nacional e internacional nos temas Inovação, Economia Criativa, Microcrédito e Liderança. De 2010 a 2013 foi coordenador da área de empreendedorismo da prefeitura de São Paulo, Secretaria de desenvolvimento Econômico e Trabalho. No mesmo período coordenou trabalhos na avenida de juventude do Fórum Mercocidades. É co-founder da Hive Hub, centro de formação em empreendedorismo e negócios sociais e da Plano B, empresa de conteúdo empreendedor. De 2014 a 2015 foi colunista da revista InfoMoney, uma das mais prestigiosas publicações econômicas do país. Também atua como mentor nos principais eventos de empreendedorismo do país, como Campus Party, Startup Weekend, Epicentro e Slush Impact (maior evento de empreendedorismo da Europa em sua versão para negócios sociais no Brasil). Suas metas à frente da ABDI são de reaproximar a agência do setor produtivo e integrar os conceitos de tecnologia e inovação ao aumento de produtividade e competitividade da indústria brasileira.

Giuseppe Marrara
Diretor da Cisco
Giuseppe Marrara

Giuseppe Sidrim Marrara é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, especializado em micro-eletrônica e telecomunicações, formado em Direito pelo UniCeub, especializado em Direito Administrativo. Atualmente é Diretor de Relações Governamentais e Politicas Públicas da Cisco do Brasil. Anteriormente foi Presidente e Diretor de Relações com o Governo da Motorola, com experiênciaa Profissional em outras empresas do Vale do Silício, tais como Intel e HP. Possui 20 anos de experiência na indústria de TI e Telecomunicações, liderando relacionamentos e discussões de políticas públicas com o Governo Brasileiro.

Gilberto Peralta
Diretor Regional da GE Capital Aviation Services
Gilberto Peralta

Gilberto Peralta está na GE desde 1980, quando iniciou suas atividades na GE Celma, em Petrópolis (RJ), como Engenheiro. Atuou em diversas posições, chegando à vice-presidência para programa Airbus. Em 2006, juntou-se ao time da GE Capital Aviation Services como Gerente Geral para América Latina e Caribe, vindo a tornar-se Diretor regional em 2016, abrangendo toda a América Latina. De agosto de 2013 até abril deste ano, além de sua função na GE Capital Aviation, também atuou como Presidente & CEO da GE no Brasil, focado em iniciativas-chave estratégicas para o crescimento da empresa e para ampliar a parceria histórica da GE com o país.

Ricardo Brognoli
Presidente da HPE - Hewlett Packard Enterprise
Ricardo Brognoli

Ricardo Brognoli é o Managing Director (MD) da Hewlett Packard Enterprise Brasil. Responsável por conduzir a agenda de negócios da companhia no país. Ricardo Brognoli iniciou sua carreira na HP em 2000, como gerente da categoria de Servers e Storage. Ao longo de sua trajetória na empresa, gerenciou áreas estratégicas como Canais Corporativos, Alianças Estratégicas, Unidade de Negócios de Servidores e Sistemas de armazenamento, além de atuar como diretor das áreas de Canais, Printing and Personal Systems Group (PPS), ISS (Industry Standard Servers) e Commercial Enterprise. Em 2014, Brognoli deixou a função de diretor de Commercial Enterprise para assumir a vice-presidência da área de Enterprise Group (EG). Nesta função, é responsável pelas áreas de negócios de EG - soluções de infraestrutura de datacenter, serviços de consultoria e suporte. Com mais de 30 anos de experiência em TI, em empresas como Sun, NCR e IBM. Brognoli é formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo - FASP. MBA Executivo Internacional pela FEA - USP e formação de Marketing pela IBM Brasil.

Carlos Lauria
Diretor da Huawei
Carlos Lauria

Carlos Lauria é Engenheiro de Telecomunicações pela UGF/RJ, pós-graduado em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ) e em Regulação de Serviços de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB-DF). Tem mais de 35 anos de experiência no mercado de TICs, ocupando atualmente o cargo de Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei do Brasil e tendo trabalhado na Oi, na Anatel, na Nokia e na Microsoft. Responsável pelo relacionamento com os diversos órgãos do governo federal (executivo, legislativo, judiciário), tratando de assuntos como infraestrutura, inclusão digital, engenharia de espectro, mobilidade, privacidade de dados, computação em nuvem, homologação de produtos, benefícios fiscais, política industrial, acessibilidade, etc. Também é participante ativo de grupos de estudo da União Internacional de Telecomunicações (ITU), da Comissão Inter-Americana de Telecomunicações (CITEL) e da Anatel. Representa/representou as empresas em diversas associações, tais como ABINEE, Telebrasil, Abranet, Brasscom, etc.

Fabio Rua
Diretor da IBM
Fabio Rua

Fabio Rua é graduado em Relações Internacionais (FAAP), possui pós-graduação em Diplomacia Econômica (UNICAMP) e mestrado em Gestão de Negócios Internacionais (FGV-RJ). Sua carreira teve início em 1999, como trainee da Câmara Americana de Comércio, onde ocupou diversas posições, chegando a gerente de Relações Internacionais. Na sequência, na Vale, Fabio foi o gerente responsável, também na área internacional, pela cobertura político-institucional das regiões Ásia e Américas. Em seguida, foi contratado pela Embraer para dirigir a área de Políticas de Comércio Internacional. O próximo passo de sua carreira foi na General Electric Energy, onde ocupou a função de Diretor de Relações Governamentais para a América Latina. Fabio é coautor dos livros O Mundo das Relações Internacionais: Opinião e Reflexão - Editora Aduaneiras (2009), Manual de Diplomacia Empresarial - Editora Atlas (2007), Brasil e os Temas Centrais do Comércio Internacional - Editora Aduaneiras (2005) e Alca: Riscos e Oportunidades - Editora Manole (2003). Na IBM desde 2013, o executivo atua como o responsável pelo relacionamento da empresa com governos na América Latina, lidando com questões políticas emergentes e analisando prioridades de políticas públicas e possibilidades de parcerias estratégicas.

Francisco Soares
Diretor da Qualcomm
Francisco Soares

Diretor Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm Incorporated. Ele ingressou na empresa em 2007. Francisco é responsável por atividades relacionadas ao governo no Brasil e países do Cone Sul. Entre suas principais atividades estão espectro, questões políticas e regulamentares, participação na União Internacional de Telecomunicações (UIT) e CITEL, e iniciativas de responsabilidade social como o Wireless Reach. Anteriormente, Francisco trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, desde a sua criação em 1997, e ocupou vários cargos, incluindo Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro, e Assessor do Presidente. Durante seu mandato ele liderou e fez parte da Administração brasileira em diferentes fóruns internacionais, incluindo UIT e CITEL, onde presidiu o grupo de trabalho relacionado ao espectro IMT na UIT (WP-8F) e o grupo de serviços de comunicações de rádio fixos e móveis terrestres (CITEL CCPII). No Ministério das Comunicações, foi Coordenador Geral de Planejamento e Engenharia do Espectro. Francisco atua como Membro do Conselho Fiscal e Administrativo do Telebrasil. Na ABINEE coordena a Comissão de IoT e representa a entidade na Câmara IoT/M2M do MCTIC. Ele possui licenciatura em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília (UnB).

Benjamin Sicsu
Vice-Presidente da Samsung
Benjamin Sicsu

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1972), Cursos de Mestrado em Engenharia Industrial (COPPE/UFRJ – 1973) e Administração de Empresas (COPEAD/UFRJ – 1974). Vice-Presidente de Novos Negócios e Relações Governamentais para a América Latina da Samsung Eletrônica (2003 a 2016), atuou também no BNDES (1974 a 1981) e foi Presidente de empresas do Grupo Coencisa/Novadata (1980 a 1986). Foi Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2000 a 2002 – exerceu o cargo de Ministro por 11 meses) e Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF (1985 a 1987). Participou de diversos Conselhos de Administração de empresas públicas e privadas. Atual Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável (a partir de maio de 2016).

Renato Buselli
Vice-Presidente da Siemens
Renato Buselli

Nascido em 1961, em Campinas, São Paulo. Formação: Graduado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com especialização em administração industrial pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA pela Siemens Academy/ Duke University. Histórico Profissional: Atualmente Vice Presidente da Siemens Digital Factory & Building Automation, atuando nos segmentos de automação, serviços e soluções em software com foco em eficiência energética, e aumento de produtividade. Ao longo de mais de 30 anos de carreira no mercado brasileiro e latino americano, acumulou experiências como CEO em outras unidades do grupo Siemens, como por exemplo, nas áreas de diagnostico "in vivo e in vitro" da cadeia de saúde, segurança eletrônico, detecção e alarme de incêndio, entre outras, cobrindo amplo espectro de negócios, como vendas de produtos, sistemas, serviços e projetos turnkey. Com expressiva participação nos processos de transformação porque passam o setor eletroeletrônico e de eletro medicina no Brasil, ocupou importantes diretorias dentro das principais entidades de classe, como Abinee e Abimed.

Palestra Conectividade 11h30
Keynote Speaker
Thales Teixeira
Professor da Harvard Bussiness School
Thales Teixeira

Professor Dr. Thales Teixeira, pesquisador da Harvard Business School (HBS) nos Estados Unidos, é referência na faculdade de Marketing. Ele é Ph.D. em marketing pela Universidade de Michigan. Obteve graduação como bacharel em administração de empresas e mestrado em estatística na Universidade de São Paulo, Brasil. Antes de ingressar na HBS, Professor Teixeira foi consultor independente de tecnologia e financeiras de empresas, entre elas Microsoft, HP e Prudential. Sua linha de pesquisa compreende a publicidade, marketing digital e a economia de atenção, ou seja, os princípios de mercado de como comprar, vender, capturar e usar efetivamente a atenção do consumidor para construir marcas. Os temas das pesquisas incluem: Como as novas tecnologias impulsionam o desenvolvimento dos demais setores da economia e da sociedade; Oportunidades e desafios para as economias em desenvolvimento pela criação de um ecossistema empreendedor baseado em tecnologia; Criação de novos negócios baseados em tecnologia e a influência nas indústrias tradicionais; Como identificar as oportunidades de alto valor agregado nos diversos elos das cadeias globais

Informações
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica


Fone: 11 2175-0061   E-mail: abineetec@abinee.org.br
Página Inicial